Seguidores

Mensagem e Lembrete

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje, dia 23.01, continuaremos dedicando à memória de Carol, editando uma série de mini crônicas denominadas Amor, Bondade, Alegria e Amizade.

Permanecemos com as mensagens da Ingrid :

Por Ingrid Gomes

"Assim que cheguei ao Santa Cecilia em 2004, conheci várias pessoas, uma delas foi a Carol. O tempo foi passando e cada vez mais ela se tornava uma pessoa especial para mim até que ela se tornou uma irmã onde sabia que podia confiar plenamente. Passamos por muitas coisas juntas: alegrias, tristezas, erros e acertos, aprendizados...Em 2010, sabia que ela tava doente, mas não pensei que fosse algo sério, pensei que ela já estaria bem logo. No final do ano, ela não pode dançar no festival, a gente continuou se falando; no dia 5 de janeiro, falei com ela normalmente, a convidei para sair, mas ela disse que não queria, havia ganhado a cachorrinha, disse também que estava tudo bem, mas ainda estava doente. Depois disso não tive mais contato, até que no dia 15 de janeiro, eu entrei no computador, vi o Orkut dela...E vi mensagens dedicadas a ela...Demorei muito tempo para acreditar, depois de um tempo, eu comecei a entender. Até hoje a Carol tem lugar no meu coração, onde permanecerá para sempre: as boas lembranças, os bons momentos...Simplesmente tudo que vivi com ela.

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração" Charles Chaplin

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre" Cecília Meireles

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


alegria

alegria
arte: prodigiosdoamor.blogspot.com

amizade

amizade
arte: rebecaamorim.blogspot.com

Bondade

Bondade
arte: padom.com.br

Amor

Amor
Arte: flores.culturamix.com

Visite os Livros Virtuais e leia os textos!

Visite os Livros Virtuais e leia os textos!
Espaço das Bonecas: Desenho Juliana, aos 10 anos. Quem tiver a sua história e desenho, mande pra o blog.

Filosofar! (I)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Filosofar! (I)

Crônica da Semana: 14 a 20.08.2011

Será que dá para discutir filosofia num shopping?

Aproveitando um fim de semana especial, em que na segunda-feira um irmão estaria defendendo tese de doutorado em Medicina, foi possível revisitar a capital brasileira, Brasília, sob a ótica de uma das filhas, a qual não conhecia ainda a cidade.

O sábado foi cheio, desde logo de manhazinha, na chegada ao aeroporto até estacionar para o lanche, antes do boliche, às sete da noite, num shopping, próximo a uma das cidades satélites da capital.

Primeiro um belo café da manhã na casa do irmão doutor, com direito a pão de queijo feito pela D. Neném, o que já pagou a viagem. Depois, ao lado também dos pais – que vieram igualmente para assistir à defesa de tese -, um belo passeio pelo Lago Sul, visita a ermida Dom Bosco, idas e vindas pela ponte JK, Palácio da Alvorada e almoço num dos grandes restaurantes com comida regional.

À tarde, agora somente pai e filha, sob um sol escaldante, várias paradas no eixo monumental: Congresso Nacional, Catedral, Torre de TV (ainda bem que a filha não quis subir à torre), fonte da Torre, e só - por desejo da filha, é claro.

Depois, de volta ao lago, uma breve visita ao Pier 21 e ao Pontão, e já à tardinha não teve jeito de não ir bater ponto no Parqshopping (no Guará) e para satisfação da filha comer um MacDonald.

Após aboletar-se numa mesa, aguardando a filha que estava na fila do sanduiche, o dia estafante não diminuiu a percepção do olhar e ouvido atentos. Na mesa ao lado, filho (quase 20 anos) e mãe (pouco menos de 40) conversam. O filho fala de filosofia.

Não se ouve os nomes de Sócrates, Platão, Aristóteles ou outros e muito menos alguma coisa sobre a leitura de “O mundo de Sofia” ou sobre as perguntas e expectativas de respostas que o ser humano sente também tanta necessidade além de se alimentar, tais como: Quem somos? De onde viemos? Por que vivemos? Mas, no entanto, é perceptível compreender que a conversa permeia esse universo: a terra é um planeta insignificante no universo; se formos considerar outras galáxias, nós somos um grãozinho de nada; por que então tanta guerra, tanta necessidade de ser o maior?

Na chegada da filha à mesa, um comentário: eles estão falando de filosofia! O “dar de ombros” da filha é como um balde de água fria naquele dia longo, mas desperta para a realidade do que talvez sempre aconteça quando se fala em filosofia: “e daí?”. Assim, nesse contexto, vem à mente aquela pergunta colocada no início da crônica.

Certamente, na média, a resposta à pergunta seria: “ora, filosofia barata se discute em qualquer lugar, até mesmo num shopping”, como algum amigo falou há muito tempo atrás, quando o assunto permeava nosso bate-papo semanal.

De fato, por que um local poderia ser empecilho para se conversar sobre um tema tão importante para a humanidade?

A imagem do filho conversando com a mãe sobre questões filosóficas, no burburinho de uma sala de alimentação de um shopping de uma cidade satélite de Brasília, ao sabor de um macdonald, possivelmente usando uma bermuda, camisa e tênis com a logo da Nike, com um telefone “xing ling” – importado – da China ainda provoca reflexões.

Alguma coisa parece não estar combinando direito!

Alci de Jesus

Coméntario

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia, 01 de abril de 2011, haverá momento Bibliotecantarolar na 39ª RCR

Amanhã começa a 39ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste - AFBNB, em Fortaleza-Ceará, Brasil. Será uma Reunião diferente, não só porque este ano a AFBNB completou 25 anos de lutas, mas também com uma pequena contribuição nesta diferença, pela realização do momento Bibliotecantarolar durante o evento.

terça-feira, 29 de março de 2011

Texto XI: Quem dança os males espanta - Introdução

Todo pai ou mãe, desde cedo busca encontrar na sua filha algum tipo de característica, seja para o esporte, a música, o teatro ou qualquer outra coisa, como até a leitura e o estudo.
E todas as mães acham lindo quando a filha, ainda pequena, imitando algo que passa na televisão ou num filme, imita passos de dança, qualquer tipo de dança.
Hoje em dia, com esses programas que têm na televisão ou nos filmes, tipo High School Music, Hanna Montana etc não dá pra gente não ficar pensando em, talvez, um dia, poder dançar igual àquelas artistas.
E não é difícil, quando a gente está com uma amiga da escola, brincar de dançar aquela música que passou num filme ou num clip.
- Filha, pode dançar com naturalidade, que eu filmo pra vocês.
É legal, depois, a gente ver o filme e sorrir da brincadeira. Parece que aqueles momentos divertidos são meio distantes da realidade, mas não é.
- Pai, eu queria entrar na escolinha de dança do colégio.
Um pai ou uma mãe acham maravilhoso quando isto acontece. A filha pedir pra entrar na escolinha de dança! E tudo é feito pra que a coisa comece a acontecer o mais rápido possível. A inscrição na escolinha, a compra da sapatilha e das roupas.
Não existe problema que impeça a filha de participar da escolinha. Nem que ela seja gordinha, que não tenha jeito pra dançar, que não tenha ritmo, e até mesmo que tenha dermatite atópica e qualquer suorzinho dá uma coceira danada.
- Não se preocupe com isso, tá tudo controlado, quando chegar em casa você toma um banho rápido e passa o hidratante.
E a gente percebe quando os pais olham pra gente com cara de satisfação ao ver a gente com a roupa da escolinha, parecendo uma dançarina de verdade.
E, realmente, quando a gente tá vestida com a roupa da escolinha e começa a aprender os primeiros passos, e fica ali pertinho da professora que dança pra caramba, dá uma sensação muito gostosa e naquele momento tudo é bonito e interessante.
- Filha, quem dança os males espanta!

Texto X: A troca de favores - Livro Virtual

domingo, 27 de março de 2011

Porque Ler nunca é D+

Na última sexta-feira, dia 25.03, a Associação dos Funcionários do BNB - AFBNB publicou o texto "Por que Ler nunca é D+". O texto, do Coordenador do blog Ser_Encontro, Alci de Jesus, faz uma reflexão sobre a questão do padrão de ter-se bibliotecas em casa, e da realidade de que muitos livros são lidos, mas grande parte passa muito tempo sem ninguém lê-los.


E daí propõe uma dinâmica, a qual vai acontecer na 39ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, agora no início de abril, onde os representantes vão fazer o intercâmbio de seus livros, daqueles que gostaram de ler e que gostariam de que os conhecimentos fossem compartilhados com os  companheiros do Banco do Nordeste.


O interessante é que ao buscar na internet a frase "Ler nunca é D+", verificasse que têm varios sites/blogs sobre o assunto. Vejam alguns:

- Ler nunca é demais
- Por que ler os clássicos


[...]


Por que Ler nunca é D+
Por Alci de Jesus (Coordenador do blog Ser Encontro)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quais são as características de uma crônica.

Veja o texto abaixo sobre as características de uma crônica, extraído do blog Simplesmente Português. Não deixe também de ver os prazos dos concursos literários.

As características a seguir são referidas por vários dos autores que buscaram compreender a estrutura da crônica como estilo literário.
Lembremos que chronos é relativo a tempo, é podemomos perceber claramente a vinculação entre chronos e crônica.

Texto X: A troca de favores – Parte Final

Tudo bem, nem sempre a gente é certinha e faz o que as pessoas esperam, mas também não é errado não fazer. Não dá, por exemplo, pra todo dia ficar dividindo o lanche com aquela menina. Poxa, um dia ela tem que cooperar também, não é!? É só vem a mim o vosso reino!?

terça-feira, 22 de março de 2011

Texto X: A troca de favores – 2ª Parte

 Esse negócio de Lavoisier não dá pra entender. “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O que é que isso tem a ver com a gente não acordar na hora certa, ir pra escola meio com sono e um pouco apressadas? O pai tá pirando!

- Filha, é mais ou menos assim: se você não dorme aquele tempo que o seu corpo quer que você durma, então, ele não vai te dar aquilo que você quer. Isto é, se ele não tem energia para fazer você se concentrar na aula, como é que você vai se concentrar e aprender? Vai ser uma briga entre querer descansar e querer compreender a aula!

domingo, 20 de março de 2011

Texto X: A troca de favores - Introdução

Geralmente, meu pai sempre me leva e traz do colégio, assim como as minhas irmãs. Para nós é uma tranqüilidade, apesar do colégio ser a poucos quarteirões de onde moramos.

É uma rotina que começa às seis horas da manhã:

- Vamos lá, meninas, já são seis horas.

sábado, 19 de março de 2011

Qual a diferença entre um conto e uma crônica?

Ora, o blog Ser_Encontro incentiva o Ler e o Escrever porque compreende que isso nunca é demais e que todo mundo tem oportunidade de fazê-lo, não sendo essa capacidade reserva de mercado de ninguém.


Ao incentivar a participação nos concursos literários, os quais envolvem a elaboração de contos e crônicas, além de poesias, é importante destacar a diferença entre conto e crônica.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Texto IX: A gente está dentro do Coração (I) – Parte final

Naquele dia, a gaveta do armário fica mais ou menos organizada. Não é uma organização que a nossa mãe vai achar super-bacana, mas sempre fica um pouco melhor do que estava.

terça-feira, 15 de março de 2011

Texto IX: A gente está dentro do Coração (I) – 2ª Parte

Aquele trabalho de limpar as gavetas do armário, porque a gente encara assim quando é um mandado da mãe, acaba ficando interessante quando se encontra um desenho que tem algum significado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Texto IX: A gente está dentro do Coração (I) - Introdução

Tem certos dias que a gente não tem nada pra fazer e resolve fuçar na nossa gaveta no armário. É engraçado que, geralmente, a gente encontra coisas antigas, esquecidas de jogar fora ou porque alguma coisa dentro da gente comandou pra que deixasse aquilo ali, por enquanto.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento. As inscrições estão abertas até 30 de julho de 2011. Não há restrição de idade. O concurso é promovido pela Associação de Cultura e Turismo de Maracaí (ACULTIM) e pela Associação de Defesa e Proteção do Patrimônio Público e dos Direitos do Cidadão de Maracaí/SP (ADPCIM). Mais informações e regulamento nos sites http://www.concursosdecronicas.blogspot.com/ e http://www.escritacriativa.net/escrita/concursosdecontos/concursosdecronica/42-concursolauranascimento.html

Abaixo o EDITAL.

Texto VIII: A turma do colégio I – Parte final

Hoje, com os recursos que existem, mesmo depois do colégio o grupo não deixa de ficar ligado. Tem o celular, o msn, o orkut, o facebook, e é claro, quando o pai da gente deixa usar.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto VIII: A turma do colégio I – 2ª Parte

E quando chega alguém que todo mundo logo tem simpatia, que é uma pessoa extrovertida ou que já é conhecida por várias pessoas no colégio, aí tem uma disputa pela amizade dela entre os grupos. Todo mundo fica paparicando e puxando para ser mais uma integrante e, é claro, não deixa que outros grupos se aproximem da pessoa.

7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso

O Concurso Cultural Ler e Escrever incentiva o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita. Realizado via web e com abrangência nacional, é aberto às escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas. O tema central é “Vamos Cuidar da Vida”. Organizado pelo Instituto Ecofuturo, podem participar inscrevendo textos para avaliação pelo Organizador, alunos do ensino fundamental, do ensino médio e de programas de Educação para Jovens e Adultos ("EJA"), bem como professores desses níveis de ensino e, ainda, profissionais de biblioteca e educadores sociais. O período de inscrições – que serão gratuitas – começa no dia 01.03.2011 e termina no dia 30.06.2011, diretamente no endereço eletrônico www.ecofuturo.org.br/concursocultural.



Texto VIII: A turma do colégio I - Introdução

De vez em quando, a gente olha pra trás e fica pensando algumas coisas. Não é preciso ser mais velho pra fazer isso. Aos doze anos, também é possível esse tipo de coisa. Ainda mais se você estudou a vida toda no mesmo colégio.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ser_Encontro Concursos Literários

O blog Ser Encontro tem como inspiração a promoção da Leitura e o incentivo à Escrita, numa perspectiva de que todos têm direito à oportunidade de expressarem os seus valores, a sua cultura, pela Arte. A Arte não é propriedade de ninguém e cada um do seu jeito, de acordo com os seus costumes e as suas realidades pode ser um artista.

Por isso, estaremos pesquisando e divulgando os concursos literários, de todos os tipos que estiverem ocorrendo no Brasil, independentemente de juízos de valor sobre quem os realiza e sobre as temáticas e restrições explicitadas nos editais. A cada um dos que desejarem participar cabe a análise sobre a sua participação ou não.

Nosso desejo é de que a informação se espalhe e que cada vez mais jovens e adultos possam se dedicar a Ler e Escrever.

Uma boa sorte e força de vontade para participar a todos.


Prêmio Literário Ferreira Gullar


Estão abertas até 31.05.2011 as inscrições para o V Concurso Crônica e Literatura: prêmio literário Ferreira Gullar. Podem participar maiores de 18 anos, de qualquer país, com fluência na língua portuguesa. O tema desta edição é “O MEDO”. Mais informações pelo e-mail cronicaeliteratura@gmail.com ou acesse o blog Crônica & Literatura (http://cronicaeliteratura.blogspot.com/)

Texto VII: O enterro da Tiffany - Livro Virtual

terça-feira, 8 de março de 2011

Texto VII: O enterro da Tiffany – parte final

A Tiffany não sentiu a brisa gostosa da tarde naquele dia. O sentimento era de tristeza. O pai confortou a filha e disse que iria comprar outro porquinho. Agora era hora de dar um fim ao corpo do animal. A filha não compreendia daquela forma e não considerava o bichinho um animal.

- Não pai, não vamos deixar o corpo dela por aí, em qualquer lugar. A gente vai enterrar. Eu e D. Sandra vamos fazer o enterro dela lá embaixo, no quintal do prédio.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Texto VII: O enterro da Tiffany – 3ª parte

Apesar de ainda não ter o porquinho, já havia comprado a gaiola e a comida, agora não havia desculpa. No sábado o pai prometera ir ao centro e passar em todas as lojas para comprar o bicho.

Texto VII: O enterro da Tiffany – 2ª parte

A loja ficava no caminho do colégio para casa. Os três porquinhos da índia que restaram de um lote que já estava havia quase dois meses na pet não agradaram ao pai.
- Eles estão muito crescidos. O melhor é que seja um filhote, de uns dois meses. Vamos ver se a gente consegue em outro lugar.

Texto VII: O enterro da Tiffany - Introdução

 Durante muito tempo, pediu ao pai que lhe desse um cachorro. Ele sempre dizia que ia pensar, e não comprava o bichinho. Muitas vezes, ele consultava a mãe e as irmãs, e elas não aceitavam. Elas diziam que um cachorro ia dar muito trabalho e que ninguém na casa ia cuidar dele direito, e que ia ficar para o pai e a secretária limparem as sujeiras do animal.
- Já pensou como é que vai ser quando a gente viajar? Quem vai cuidar do bicho?

domingo, 6 de março de 2011

Mini-Crônica da Semana: 06 a 12.03.2011


Os cachorros também sonham

A última mini crônica explorou que a alegria está ao nosso redor, em pequenas coisas que a gente só precisa ter um pouco mais de atenção para enxergar. Assim como enxergar as desigualdades e a violência também.

sábado, 5 de março de 2011

1ª Letra do CD Bibliotecantarolar

A primeira letra das músicas que vão compor o Bibliotecantarolar foi publicizada. Contribua com o blog e com a construção do CD, comentando e propondo ajustes na letra.