Seguidores

Mensagem e Lembrete

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje, dia 23.01, continuaremos dedicando à memória de Carol, editando uma série de mini crônicas denominadas Amor, Bondade, Alegria e Amizade.

Permanecemos com as mensagens da Ingrid :

Por Ingrid Gomes

"Assim que cheguei ao Santa Cecilia em 2004, conheci várias pessoas, uma delas foi a Carol. O tempo foi passando e cada vez mais ela se tornava uma pessoa especial para mim até que ela se tornou uma irmã onde sabia que podia confiar plenamente. Passamos por muitas coisas juntas: alegrias, tristezas, erros e acertos, aprendizados...Em 2010, sabia que ela tava doente, mas não pensei que fosse algo sério, pensei que ela já estaria bem logo. No final do ano, ela não pode dançar no festival, a gente continuou se falando; no dia 5 de janeiro, falei com ela normalmente, a convidei para sair, mas ela disse que não queria, havia ganhado a cachorrinha, disse também que estava tudo bem, mas ainda estava doente. Depois disso não tive mais contato, até que no dia 15 de janeiro, eu entrei no computador, vi o Orkut dela...E vi mensagens dedicadas a ela...Demorei muito tempo para acreditar, depois de um tempo, eu comecei a entender. Até hoje a Carol tem lugar no meu coração, onde permanecerá para sempre: as boas lembranças, os bons momentos...Simplesmente tudo que vivi com ela.

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração" Charles Chaplin

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre" Cecília Meireles

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


alegria

alegria
arte: prodigiosdoamor.blogspot.com

amizade

amizade
arte: rebecaamorim.blogspot.com

Bondade

Bondade
arte: padom.com.br

Amor

Amor
Arte: flores.culturamix.com

Visite os Livros Virtuais e leia os textos!

Visite os Livros Virtuais e leia os textos!
Espaço das Bonecas: Desenho Juliana, aos 10 anos. Quem tiver a sua história e desenho, mande pra o blog.

Filosofar! (I)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Filosofar! (I)

Crônica da Semana: 14 a 20.08.2011

Será que dá para discutir filosofia num shopping?

Aproveitando um fim de semana especial, em que na segunda-feira um irmão estaria defendendo tese de doutorado em Medicina, foi possível revisitar a capital brasileira, Brasília, sob a ótica de uma das filhas, a qual não conhecia ainda a cidade.

O sábado foi cheio, desde logo de manhazinha, na chegada ao aeroporto até estacionar para o lanche, antes do boliche, às sete da noite, num shopping, próximo a uma das cidades satélites da capital.

Primeiro um belo café da manhã na casa do irmão doutor, com direito a pão de queijo feito pela D. Neném, o que já pagou a viagem. Depois, ao lado também dos pais – que vieram igualmente para assistir à defesa de tese -, um belo passeio pelo Lago Sul, visita a ermida Dom Bosco, idas e vindas pela ponte JK, Palácio da Alvorada e almoço num dos grandes restaurantes com comida regional.

À tarde, agora somente pai e filha, sob um sol escaldante, várias paradas no eixo monumental: Congresso Nacional, Catedral, Torre de TV (ainda bem que a filha não quis subir à torre), fonte da Torre, e só - por desejo da filha, é claro.

Depois, de volta ao lago, uma breve visita ao Pier 21 e ao Pontão, e já à tardinha não teve jeito de não ir bater ponto no Parqshopping (no Guará) e para satisfação da filha comer um MacDonald.

Após aboletar-se numa mesa, aguardando a filha que estava na fila do sanduiche, o dia estafante não diminuiu a percepção do olhar e ouvido atentos. Na mesa ao lado, filho (quase 20 anos) e mãe (pouco menos de 40) conversam. O filho fala de filosofia.

Não se ouve os nomes de Sócrates, Platão, Aristóteles ou outros e muito menos alguma coisa sobre a leitura de “O mundo de Sofia” ou sobre as perguntas e expectativas de respostas que o ser humano sente também tanta necessidade além de se alimentar, tais como: Quem somos? De onde viemos? Por que vivemos? Mas, no entanto, é perceptível compreender que a conversa permeia esse universo: a terra é um planeta insignificante no universo; se formos considerar outras galáxias, nós somos um grãozinho de nada; por que então tanta guerra, tanta necessidade de ser o maior?

Na chegada da filha à mesa, um comentário: eles estão falando de filosofia! O “dar de ombros” da filha é como um balde de água fria naquele dia longo, mas desperta para a realidade do que talvez sempre aconteça quando se fala em filosofia: “e daí?”. Assim, nesse contexto, vem à mente aquela pergunta colocada no início da crônica.

Certamente, na média, a resposta à pergunta seria: “ora, filosofia barata se discute em qualquer lugar, até mesmo num shopping”, como algum amigo falou há muito tempo atrás, quando o assunto permeava nosso bate-papo semanal.

De fato, por que um local poderia ser empecilho para se conversar sobre um tema tão importante para a humanidade?

A imagem do filho conversando com a mãe sobre questões filosóficas, no burburinho de uma sala de alimentação de um shopping de uma cidade satélite de Brasília, ao sabor de um macdonald, possivelmente usando uma bermuda, camisa e tênis com a logo da Nike, com um telefone “xing ling” – importado – da China ainda provoca reflexões.

Alguma coisa parece não estar combinando direito!

Alci de Jesus

Coméntario

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Texto IV: Um dente não derruba a gente – Parte Final

Na consulta com a dentista, ela disse que meu pai tinha feito direitinho a coisa e que era só tomar conta do dente nos primeiros dias que tudo ficaria bem. Dentro de uns anos, quando fosse hora de nascer o dente definitivo, ele iria nascer e aquele dente, que voou na casa de praia, ia ficar só na lembrança.

- Mas Dra., vai ficar com uma cor diferente?

Eu me lembrava da história do dente da minha irmã mais velha, que machucou numa queda quando ela era criança e que daí o dente ficou meio amarelado, de uma cor diferente dos outros. Esta parecia uma coisa ruim que ninguém gostaria que acontecesse.

A dentista, então, contou que provavelmente isto não iria acontecer, e que se o dente fosse bem cuidado tudo ia ficar bem, ia ficar feliz. Meu pai, muito esperto, pensou logo em alguma coisa que pudesse levantar a auto-estima, sabendo que aquele assunto podia trazer algum receio e me deixar triste.

- Filha, não se preocupe, vai ser o seu dentinho feliz. Mais tarde a gente vai rir desta história. O que gente tem que fazer agora é cuidar do dentinho feliz.

E foi uma badalação do dentinho feliz que talvez ninguém suportasse. Acordava com minha mãe perguntando pelo dentinho feliz; meu pai colocava adesivo de dentinho feliz em tudo que era lugar. Os tios a primeira coisa que diziam era sobre o dentinho feliz. O vovô e a vovó ligavam, só para perguntar sobre o dente.

E o mais importante: na escola, no prédio, todo mundo já conhecia o dentinho feliz. Os vizinhos, o porteiro, o zelador, enfim, o dente estava super conhecido. Até eu passei a gostar do negócio de dentinho feliz.

Foi surpreendente. É por isso que dá pra dizer: um dente não derruba a gente. Uma coisa não é tão ruim como às vezes parece que será. Mas, no final, o dente feliz ficou com uma cor diferente. Ainda bem que foi mais ou menos perto do dente de leite seguir o ciclo normal da boca; e cair, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário